quarta-feira, 17 de outubro de 2012

AFAGO participou de Feira da Agricultura Familiar


Produtores rurais do município de Biguaçu estiveram presentes na Feira da Agricultura Familiar (FAF), realizada em Joinville. O evento, que ocorreu no início deste mês, foi promovido pelo Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA).
Biguaçu foi representada pela Associação das Fazendeiras Amigas, Guerreiras e Otimistas (AFAGO), entidade formada por mulheres agricultoras para melhoria de renda e autoestima. Para o evento, a associação levou produtos confeccionados pelas agricultoras de maneira artesanal, entre eles molduras, porta-retratos e caixas de presentes de papel reciclado e fibras naturais, como folhas de bananeira, flores, capim, palhas de arroz, de cana e de milho, além de bordados feito a mão. O município também contou com a representação de Valdir Casarotto e sua esposa Noeli, que trabalham com o cultivo de plantas ornamentais.
A Secretária de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Aquiculura, Conceição Hermíninia Richartz Miranda, explicou que expositores de diversos estados brasileiros estiveram presentes na feira e que a troca de experiências é importante para a continuidade e melhoria dos projetos voltados aos agricultores do município. A Secretária agradeceu o apoio da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado de Santa Catarina (FETAESC) e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Biguaçu, que possibilitou a presença do município neste evento de repercussão nacional.




A Prefeitura de Biguaçu, através da Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Aquicultura, em parceria com a EPAGRI, realizou no dia 03/05/2012, uma excursão técnica ao município de Pomerode para conhecer os trabalhos na área de produção e comercialização de artesanato. Na oportunidade, 43 mulheres participantes dos grupos organizados das comunidades rurais e pesqueiras de Biguaçu conheceram o processo de comercialização do artesanato pomerano.
A extensionista da EPAGRI de Pomerode, Roberta Ramos, recepcionou o grupo fazendo um breve relato sobre a cultura do município e a produção do artesanato local. Roberta ainda mostrou alguns pontos de comercialização dos produtos artesanais na cidade.
Segundo a extensionista da Epagri de Biguaçu, Cilana Actéia Bertoncini, o objetivo foi conhecer o artesanato de uma outra região, o processo de comercialização e trocar experiências na área. “O projeto com grupos organizados de mulheres, busca o desenvolvimento humano, social e econômico das mulheres da área rural e pesqueira de Biguaçu”, explica Cilana.
Os grupos organizados que contaram com o apoio da Prefeitura de Biguaçu e participaram da excursão foram os seguintes: “Grupo Esperança” da comunidade de São Mateus, “Grupo Mãos de Fada” da comunidade da Limeira, ”Grupo Renascer” da comunidade da Praia João Rosa e “Grupo Amigas de São Miguel” da comunidade de São Miguel.
-->

Nenhum comentário:

Postar um comentário