quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Afago Realiza capacitações



No mês de julho, a Prefeitura Municipal de Biguaçu, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Aqüicultura, promoveu uma excursão técnica na área de artesanato ao município de Praia Grande, localizado na divisa com o Rio Grande do Sul.
O Secretário de Agricultura, Élson João da Silva, os técnicos da Epagri local, um representante do Sindicato dos Trabalhadores rurais de Biguaçu, representantes do CITEB, membros da Associação das Fazendeiras Amigas, Guerreiras e Otimistas (AFAGO) e mulheres da aldeia indígena Yyn Moroti Verá participaram da viagem que teve o objetivo de motivar as artesãs para o desenvolvimento de trabalhos ligados ao artesanato e agregação de valor, além de conhecer o processo organizacional, de produção e comercialização do artesanato local.
Segundo o Secretário, o vale da região dos canyons em Praia Grande é rico em biodiversidade de mata atlântica. “A utilização de fibras naturais, como a fibra de taboa e de bananeira no artesanato, contribui para a conscientização e preservação sócio ambiental. Em Praia Grande, conhecemos alternativas de trabalho e renda para as famílias rurais, aliado à responsabilidade ambiental”, explica Élson.
Esta viagem fez parte do Projeto Santa Catarina Rural, que teve início em Biguaçu e proporciona a organização e capacitação de mulheres agricultoras. “Foram duas capacitações realizadas no mês de junho, com o objetivo de fortalecer a participação da mulher no processo de desenvolvimento sustentável de forma que os aspectos social, econômico e ecológico fossem vivenciados de maneira planejada, justa, solidária e participativa”, explica o Diretor da Secretaria de Agricultura de Biguaçu, Leandro Marcílio Rodrigues.
Na comunidade de São Mateus, as mulheres optaram pela capacitação em artesanato, através do curso de Bordado Artesanal, com a participação de 12 mulheres. Já na comunidade de São Marcos, a opção foi pelo curso de Fabricação de Conservas Doce e contou com a participação de 17 mulheres.
As capacitações foram promovidas pela Epagri, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, viabilizadas com recursos do Programa SC Rural.

Questões ambientais em pauta
No dia 23/08/2011, o trabalho foi direcionado para as questões ambientais com a realização de uma capacitação em Saneamento Ambiental. A capacitação também contou com recursos do Programa SC Rural e com a parceria firmada entre EPAGRI, Secretaria Municipal de Agricultura e Secretaria Municipal de Saúde. Ao todo, 40 agentes de saúde que atuam nas áreas rural e pesqueira de nosso município participaram ativamente da capacitação, que abordou diversos assuntos como: relacionamento interpessoal, homem x ambiente, água, dejetos, lixo, vetores e doenças relacionadas à falta de saneamento básico.
O principal objetivo da capacitação foi proporcionar às agentes de saúde mais informações que serão repassadas às famílias rurais e pesqueiras de Biguaçu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário